Está pensando em comprar um terreno e tem dúvidas na hora de escolher a topografia, localização, documentação e demais detalhes ligados a aquisição de um imóvel para construção de uma casa ou prédio. Saiba de alguns detalhes importantes para escolher um local ideal para construir a casa dos seus sonhos.

Adquirir um terreno exige bastante atenção do comprador, que não deve ter pressa para efetuar a compra,  pesquise bastante comprare suas opções e coloque prós e contra de cada negócio que aparece. Por exemplo se o comprador deseja lugares mais tranquilos, com menos vizinhos próximos deveinvestir em bairros longe da região central, antes de confirmar qualquer negócio confirme com um advogado para ajuda na documentação e um arquiteto para acompanhamento da escolha do terreno.

Mas além da documentação com certidões negativas de pendências de tributos e partilhas familiares, deve-se saber se o terreno possui escritura e se está devidamente registrado no cartório de notas da cidade.

As características topográficas, que podem ser terrenos planos, terrenos em aclive ou declive e mistos (acidentados), se há muita arborização e a legislação ambiental vigente, mas tenha certeza que procurar um profissional para legalização da obra é sempre mais comodo, e diria que na maioria das vezes acaba saindo mais barato.

Em terrenos dentro das cidades é importante levar em conta a ventilação e o recuo frontal, lateral, para o geral é importante avaliar a insolação que atinge o terreno, a distância do comércio, escolas, ponto do ônibus, mercado…

Após essa análise preliminar, saiba qual é o tipo do solo, através da contratação de uma empresa de sondagem, pois conhecendo a superfície do terreno pode-se economizar com a fundação.

Verifique a disponibilidade de água, luz e esgoto, verificando como deve proceder a sua solicitação nos órgãoes competentes e se há redes que abastecem esta área.

Recomendações para uma boa compra de terreno

Junto a prefeitura verifique :
O que é permitido construir no terreno ?
Qual a área destinada a reserva ambiental ?
Se a obra ou terrenos estão embargados;
Se o imóvel encontra-se em processo de desapropriação;
Se o terreno for de loteamento verifique se o loteamento é legalizado na prefeitura;
Veja também se o terreno está no nome de quem está vendendo;

Sabendo ue a documentação está correta e em dia, deve-se solicitar ao vendedor, corrretor, ou proprietário caso o negócio seja direto :
– Cópia da Escritura Pública de Registro de Imóveis;
– Certidão negativa de débito de impost – IPTU
– Certidão de vinte anos (vintenária) com informações de vendas anteriores, hipoteca ou penhora;
– Certidão de ônus Reais do Registro de Imóveis;
Certidão de Registro Geral de Imóveis
– Averbação das obras existentes no terreno;