Porcelanatos e cerâmicas quais as diferenças que existem entre eles? Há inúmeras dúvidas e também algumas semelhanças nos tipos de materiais. Os revestimentos são muito utilizados nas construções de casas.
O mercado de construção conheceu o porcelanatos a mais ou menos 20 anos, o mesmo era importado da Itália.  Um dos mais conhecidos é o Porcelanato Portinari, resistente e muito bonito rapidamente conquistou o mercado brasileiro.

No Brasil a primeira empresa de porcelanato surgiu em 1995 abocanhando uma boa parte dos consumidores de cerâmicas, que até então era muito usado aqui.
Uma das diferenças entre o porcelanato e cerâmica esta na tecnologia usada em ambas, isso por que o porcelanato é mais complicado, pois é feito com a mistura de diversos minerais e mistura de porcelanas, para depois ser queimada a 1200º.

Tornando-a mais resistente que a cerâmica com baixa absorção de água tanta durabilidade assim, permite que o porcelanato seja usado em locais de grandes tráfegos de pessoas como: aeroportos, shoppings e estações.
O porcelanato é mais resistente por conta de sua tecnologia avançada permitindo assim a um rejunte mais delicado. Mas o que dizer das cerâmicas elas também tem a sua beleza próprio acabamento da cerâmica é bem estético dependendo do tamanho da peça a ser usada além do padrão da cerâmica.

As cerâmicas também podem ser artesanais ou até mesmo rústicas e não pensem vocês que elas são muito baratas, muitas tem um preço bem salgadinho. E para mantê-las bonitas sempre alguns cuidados de preservação devem ser feitos como uma aplicação de ceras, garantindo desta maneira um revestimento mais bonito.
As duas aparecem na construção civil para complementar e deixar mais bonito o ambiente pode dizer que ambos podem ser usados para revestir calçadas, paredes, prédios e pisos.

Uma dica bem legal para você sobre revestimentos é evitar quaisquer uns que imite ser outros materiais como madeira ou até mesmo mármores, daqui a algum tempo você não agüentara mais olhá-lo, sem contar que chama muito a atenção. Prefira usar o próprio material seja ela mármore ou madeira